14.12.02

Hoje eu invoquei com o bonito brinquedo chamado "Peteca" (alguém me explica a origem deste nome, por favor). Antes eu via a galera vendendo petecas em feiras de “artesanato” (feira dos hippies sujos, eu digo), agora não tem em lugar nenhum.
Lembrei que joguei peteca com uns meninos de rua no Rio e que a minha cunhada inglesa ficou maravilhada com aquela bola com penas (como ela disse). Foi uma cena linda de se ver. Eu, de sainha e óculos gigantes, petecando com dois garotos e um marmanjo que vendia suco na entrada do bondinho para o Cristo Redentor.
Procurando fotos de peteca, eu vi que até em brinquedos dá para notar a diferença de classes sociais. Observem:



Peteca de pobre.
Ela é feita com algum tipo de borracha ou pedra enrolada em um jornal. Para que se tenha o efeito "penas", a parte de cima é pintada com guaches de cores vivas e vibrantes. Um fiasco de peteca!


Peteca de rico
Peteca feita com tecido azul brilhante. Penas de verdade. Costurada com linha grossa. A verdadeira Peteca Vitton. Provavelmente não machucará a sua mão.


Por isso eu digo, me diga que peteca possuis, que eu te direi quem és.

A propósito, alguém poderia me dar uma peteca de presente de Natal? Adoro petecar gostoso.

Nenhum comentário: