27.10.02

Durante esta semana, eu li que o excelente filme "Cidade de Deus" será o concorrente brasileiro ao Oscar. Eu fiquei pensando: O filme é maravilhoso. Tem tudo a ver com a realidade brasileira. Os atores do Nós do Morro são ótimos. Mas será que os americanos vão achar a mesma coisa, caso o filme concorra ao Oscar??
Eu acho que a estética do filme não vai vingar. Vai chegar março, vai começar aquele ufanismo e o clima de "já ganhou".
Eu sempre achei que filme, para ganhar o Oscar, precisa ter a estética dos filmes americanos. Eles gostam de temas como o Holocausto. Se o filme falar de guerra e do atentato de 11 de setembro, ganha o troféu abacaxi. Lembram que o Central do Brasil perdeu para o A vida é bela??
Até o filme Quatrilho, que tinha um carão de filme americano, não ganhou. Você acha que um filme que fala de tráfico de drogas, de favela, onde todos os atores são negros e o filme se passa numa favela, vai ganhar?
Tenho minhas dúvidas. Acho que não ganha não, principalmente tendo um filme do Almodovar como concorrente.
E se não ganhar, isso não quer dizer que o filme não é bom.

Nenhum comentário: