22.3.02

Deus abençoe o Petit Gâteau



Não sei se já comentei aqui .. mas a minha sobremesa predileta atende pelo nome de Petit Gâteau.
Para quem não conhece é um bolinho recheado com calda de chocolate quente com uma bolinha de sorvete de creme. Ë um abuso da humanidade. Que a pessoa que inventou isso seja canonizada santa. É bom demais !! Comer gâteau é um quase orgasmo para mim. Eu nem gosto de pensar muito no gâteau .. fico compulsiva.
Hoje, estou lendo o jornal e eis que vejo a seguinte manchete, que, por sinal, me encheu de medo..

PETIT-GÂTEAU DE DOCE DE LEITE



Abri o link e vi a receita.. que quero deixar imortalizada aqui nesse blog. E se algum gentil rapaz quiser fazer para mim, meu regime grita contra.. mas eu agradeço e como todo o gâteau sem pestanejar


Como acontece com as pessoas, algumas comidas perdem a pose e ficam muito mais interessantes com um toque local. É o caso deste petit-gâteau, que ganha ainda mais volúpia e sensualidade com o sul-americaníssimo doce de leite no lugar do chocolate.

Ingredientes
Para o doce de leite:
2 litros de leite
1,5 kg de açúcar
1,5 colher de sopa de essência de baunilha


Para o bolinho:
400 g de doce de leite (feito acima)
200g de manteiga
4 ovos
4 gemas
130 g de açúcar
80 g de farinha de trigo


Preparo:
Do doce de leite
Caramelizar 150 gramas de açúcar; juntar o leite e o resto do açúcar, deixar ferver e controlar o fogo para não deixar subir e vazar. Apurar aproximadamente por uma hora; o doce deve ficar mais grosso, mas ainda mole. Quando tirar do fogo, juntar a baunilha e reservar.


Do bolinho
Aquecer o doce de leite com a manteiga no microondas e misturá-los bem; juntar os ovos e as gemas e misturar na mão com um batedor; por último, peneirar a farinha e o açúcar e misturar também.


Finalização
Dispor em forminhas de 5 cm de diâmetro; assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 8 minutos.

Nenhum comentário: