29.6.02

Janela da alma



Como a peça que eu queria ver não tinha sessão hoje, me joguei no cinema com os meus lindos Manu e Lemu. Fomos assistir ao documentário Janela da Alma. Que filme, mas que filme !! Adorei.. é um documentário sobre o olhar, sobre a visão e as diferentes formas de enxergar o mundo e, conseqüentemente, sentir o mundo.
Eu, como míope que sou, sem lente enxergo o mundo desfocado e com excesso de manchas. Não consigo ver forma e o contorno das pessoas e objetos, sem lente, sou uma semi-cega e posso dizer: É um mundo totalmente diferente do mundo que eu vejo usando lente. Quando eu quero me isolar de algumas imagens que me incomodam, simplesmente tiro a lente e não tento firmar a visão. Sabendo disso e sabendo da história do documentário, fui ao cinema.. correndo:

É uma viagem de ácido do ínicio ao fim. A fotografia é absurdamente linda (filme dirigido pelo Walter Carvalho, diretor de fotografia do Central do Brasil, Abril Despedaçado entre outros). Existem imagens que se misturam com paisagens, que eu pensei ser outra coisa.. (Exemplo: Tem uma cena onde um trigal se sobrepõe a imagem ampliada da pele de uma pessoa, mas, na verdade, até agora eu não sei se isso foi uma viagem minha ou se existiu mesmo no filme)
O documentário conta com os depoimentos do Win Wenders, do Hermeto Paschoal, Jose Saramago, Antonio Cícero entre outros. Tem um fotográfo francês cego que tira fotografias maravilhosas utilizando a sua percepção do mundo exterior, que nós, vendo o mundo, não conseguimos entender. Eu e o Lemu ficamos falando.. "Como pode ??". Eu não consigo entender, mas enfim
O Win Wenders falando do enquadramento que os óculos produzem na visão do mundo que ele tem e o Saramago falando da televisão foram os pontos altos do filme, mas tambem gostei de uma cineasta (tentei guardar o nome, mas... não deu) que falou sobre o papel do sentimento na nossa visão e na nossa experiência com o mundo exterior. Comecei a pensar sobre isso.... viajei horas nesta história dela: O que eu vejo pode ser diferente do que voce vê porque as minhas emoções em relação ao objeto visto são diferentes da sua, apesar de ser fisicamente o mesmo objeto. (Pronto !! viajando novamente, me lembra a faculdade de psicologia e suas aulas enlouquecedoras de fenomenologia).

Vale a pena ver este filme !! Corre lá, macaca !!

Nenhum comentário: