10.7.02

A Curva de Leonel



Uma vez eu disse que queria ter um milhão de amigos mas eu não imaginava que encontraria com alguém como o Tolomelli. Ele teve o dom de lançar na lista de discussão da Trash 80's, a TEORIA DA CURVA DE LEONEL, que consiste em: "Algo, quando é muito uma coisa, acaba se tornando o contrário".. Por exemplo, Quando uma música é muito ruim, ela acaba ficando legal, de tão ruim que é". Ahhh !! E se chama Curva de Leonel porque quem falou isso pela primeira vez foi o Leonel (amigo do Rico).
Agora, Rico mandou para a mesma lista uma teoria sobre a Curva de Leonel + a teoria da ação e reação no mundo da moda:
Leiam até o fim... Vale a pena !


Desvendado o mistério: Lei da ação e reação, e teoria da Curva de Leonel explicam a moda.

A lei da açao e reação diz que para cada ação existe uma reação de igual intensidade em sentido contrário. Em exemplo, quando o cabelereiro namorado da Gretchen lhe proferiu um golpe de kataré nas costas da poposuda, estas mesmas costas reagiram com uma força de igual valor na mão delicada do referido cabelereiro, ou seja, seria como se a Rainha do Bumbum desse uma "costada" na mão dele..... Já a teoria da Curva de Leonel todo mundo aqui conhece, e suscintamente dizendo, ela profere que "Algo, quando é muito uma coisa, acaba se tornando o contrário".

Mas como essas simples teorias explicariam algo tão complexo como a moda?!

Quando uma cai no gosto popular, dizemos que está na moda, e a tendência e, cada vez mais, entrar nesse gosto popular. Só que isso gera uma reação nos formadores de opinião, gente que não se mistura com o povão, e quer ser diferente. Essa reação motiva um movimento contrário à moda, trazendo à tona opções que vão de encontro ao gosto popular atual. E com isso um novo gosto popular (moda) é lançado e o que era moda antes vai ficando brega (o anti-moda). Essa é a parte da ação e reação. A ação da moda provoca uma reação que empurra a moda pro sentido contrrário, fazendo ela virar brega aos poucos.

Mas como os "formadores de opinião", ou, quem dita a moda, define o que vai causar a reação da moda atual? Aí entra a Curva de Leonel. Quando uma coisa deixa de ser moda, ela vai virando brega (a antítese da moda) e cada vez vai ficando mais e mais brega, e mais e mais brega, até que um dia ela fica tão brega, mas tão brega, que ela contorna a Curva de Leonel e passa a ser legal. Nesse momento, as pessoas cool, sensíveis, sentem que aquele é o momento da transição e que, portanto, aquela coisa brega passou a estar no auge do legal, ou seja, pronto pra entrar na moda. Uma maquiadinha pra não desagradar os menos sensíveis (que não conseguem perceber a virada da Curva de Leonel) e pronto, uma nova moda está lançada. E como isso é um ciclo, essa nova moda lançada, com certeza, vai ser reacionária à moda anterior.

Nos anos 80, brega era ser igual aos 70, a Curva de Leonel não tinha sido contornada, porém, na década de 90 presenciamos um revival fenomenal dos anos 70. A década de 2000 vai ser a década do revival dos anos 80, enquanto que os 70 vão perder força (já que os 80, agora, estão no ápice do "coolismo"). Os tons berrantes dos anos 70 vão dar espaço ao pastel (vindo de Miami) e ao fluorescente. No começo da próxima década, poderemos ver o cinza, preto, tons escuros da década de 90 de volta. Podem contar com isso.

Espero ter sido esclarecedor.


Eu quero tomar dois desse negócio que ele toma !!
Alguém que cria o mussumgrapher e a teoria da curva de leonel é alguem que merece meus parabéns e minha consideração.

Nenhum comentário: