18.7.04

A malucona do Código do consumidor


 
Eu sempre ouvi dizer que a Luana Piovani era chata, antipática e metida. Que qualquer coisa deixava a moça irritada e que ela reclamava de tudo, principalmente quando era mal atendida em restaurante e afins.
 
(PAUSA: ai meu santo, acabei de mudar o canal da TV e vi o Cumpadre Washington na Marcia.... ai meu santo.)
 
E sempre ouvi dizer que esta característica da moça era devido o signo dela. A fofa é virginiana, assim como eu.
 
Tá,
Eu até achava a moça meio carão até descobrir que ela devia sofrer da mesma síndrome que eu sofro atualmente.
Estou com a síndrome de:
 
Se estou no meu direito, eu quero que aconteça conforme esta na lei.
 
Tem uma coisa que só acontece no Brasil. Existem leis que "não pegam" no Brasil. É íncrivel, né? E o mais engraçado é que só respeitam quem grita, quem briga e quem faz "forfé" pelos seus direitos. Eu bem queria resolver as coisas sem ter que brigar, mas isto esta se tornando impossível. Muita gente mal informada e atrevida trabalhando em atendimento.
 
Em uma semana (semana de TPM, para deixar bem claro) aconteceram três episódios que me deixou BEM puta da cara. Muita folga. Parece que está escrito na minha testa. "ORGOLUDA".
 
Como a história é muito grande, eu vou escrever primeiro sobre o caso incrível do estoquista atrevido.
 
Semana passada, minha filha completou seis meses. E eu quis dar um agradinho para ela.
Como ela já mostrou preferência por objetos da cor vermelha, eu entrei na PB Kids do Shopping Eldorado e procurei algo vermelho para ela.
Um dia antes, minha mãe havia dito que ela gritou ao ver uma revistinha dos Teletubbies que eu ganhei do Manny (que fique claro que foi um xoxo do fofo comigo).
Entrei na loja e peguei um boneco do Tubbie vermelho para ela. Ela começou a gritar e a ficar feliz demais vendo o boneco da Po. Mostrei outras coisas, mas ela quis mesmo o boneco do Tubbie.
Para ver se o problema era com a cor, eu peguei outro boneco do Tubbie, só que da cor roxa.
 
Eis minha surpresa: O boneco vermelho estava com o preço de R$ 42,90 reais e o roxo R$ 39,90.
 
Vamos ver se vocês adivinham o que eu fiz?
 
.
 
.
 
.
 
.
 
Sim, está no código de defesa do consumidor que dois produtos iguais com preços diferentes deve prevalecer o menor preço.
 
Pois lá fui eu falar que achei o boneco por um valor menor e que eu pagaria o menor valor. Até ai, o gerente pergunta: "Você não vai ter dó do estoquista?" e eu respondi "Não é uma questão de dó, é uma questão de direito. É meu direito e eu vou pagar o menor preço."
E eu procuro o meu marido e só vejo o fofo escondido no meio dos bonecos do Nemo... hahahahah.
Fui ver outros brinquedos e o estoquista veio para cima de mim com R$ 3,00 na mão e falou: "Tô a diferença".
Uma coisa do tipo: Tô o dinheiro... vai sair do meu bolso mesmo.
 
Juro que me arrependi de não pegar o dinheiro. Porque eu ia embolsar o presentinho dele e ele teria que dar outros reais para pagar a diferença.
 
Ai a TPM grita e lá vou eu de novo pro gerente.
ahahahahhahahahahahahahah
"Forfé forte".  Atrevimento dos infernos.
 
Se ele errou, ele que assuma o erro dele. Eu não tenho obrigação. Ele pagou a diferença? O que eu posso fazer? Eu só fui atrás do meu direito.
 
Ai é um tal do marido falar que era muito barulho por nada. Sei...
 
O que eu penso:
Se todo mundo deixasse a passividade de lado e fosse atrás dos seus direitos, certamente, o nosso País poderia estar diferente e melhor.
A maioria pensa... Ah, não vale a pena brigar por tão pouco. Mas para mim, não é o valor que está em jogo e em questão, é o meu direito como consumidora. O fato de ser pouco dinheiro não faz o meu direito sumir.
Eu só vou reclamar quando for mais de 5 reais?? Não!! Eu reclamo até por dez centavos. E isto não é mendiguismo, é meu jeito de ver as coisas. Meu jeito de ver os meus direitos e se eu não der dez centavos no mercado, com certeza, a caixa não vai deixar eu ir embora com as compras.
Então o "fornecedor" pode e o "consumidor" não pode?
Meu cu.
 
Enfim... isto aconteceu semana passada. Mal sabia eu que eu teria que fazer a louca, gritar e brigar mais duas vezes.
 
Infelizmente é só esta linguagem que as pessoas entendem e aprendem a respeitar.
 
ahahahahhahahaha
 
Nervosa por causa da TPM, atrevimento dos outros. Parece que o universo conspira para você brigar nesta semana de útero em chamas.
Depois eu conto as outras histórias.

Nenhum comentário: