17.2.08

Por que o serviço de atendimento ao cliente no Brasil é tão ruim?

Eu queria muito entender o motivo que leva algumas pessoas a ir trabalhar de mau humor e descontar em alguém que nem conhece. É mais fácil?

Também não consigo entender a burocracia. O Brasil é o País do carimbo. Será que as pessoas não entendem que a praticidade é a melhor coisa que pode existir no mundo? Time is money.

Por que o que serviu ontem pelo telefone tem que esperar quatro dias para ser resolvido? Por que só um técnico pode fazer algo que fazem rapidinho pelo telefone?

Por que bater o telefone na cara de um cliente que só quer ter o seus direitos cumpridos? Dever, todo mundo tem, mas por que correr dos direitos?

Dizem que todo POR QUE é acompanhado de uma crença. A minha crença é que cliente satisfeito é cliente bom. É a melhor propaganda que pode existir.

Não pensei duas vezes em comparar a contratação de um serviço com casamento. Enquanto houver confiança e respeito, tudo dá certo. Acabou esse vínculo de confiança? Já era. Não dá para pagar e ser mal tratado. Não dá para acreditar que uma empresa do porte da Telefônica tenha um sistema falho, como o que tem agora. Tive que repetir a mesma história umas mil vezes, por pura falha do sistema.

Poxa, quando se paga por um serviço, o mínimo é que este serviço funcione.

Nunca tive problemas com o speedy. Em seis anos como cliente, foi a primeira vez. E foi uma decepção horrorosa. Sempre funcionou comigo. O que aconteceu agora?

Cheguei a cancelar o serviço, mas hoje fui acordada pelo técnico que vinha em minha casa na quinta feira. Ele veio e não levou cinco minutos para arrumar o defeito do modem. Era só reconfigurar. O rapaz não precisa se locomover em pleno domingo. Foi pura falta de vontade dos outros atendentes. Foi preguiça.

Depois que falam que o povo é preguiçoso, nego reclama. Mas tem gente preguiçosa demais no mundo.

Passei nervoso, briguei, xinguei, reclamei para a Anatel e para o Procon. Mas fiz valer um direito meu. O de reinvidicar o que eu acho que é meu, por direito.

Eu sempre procuro resolver as coisas de forma prática, mas, se não dá, infelizemente, só funciona no grito. A gente tem que se fazer de louca nesse país para que as coisas aconteçam. E isto é triste. Tem dias que eu não quero discutir e nem brigar, mas parece que só assim o mundo anda.

Eu ainda posso gritar, mas e o pessoal que não conhece os seus direitos e aceita tudo passivelmente por pura falta de informação?

Já me disseram que eu sou chata pra caralho. Posso até ser. Mas se eu pago por algo, eu quero que funcione.

Rezo para que um dia tudo isto mude. Porque criar dificuldades para vender facilidades é algo que me irrita profundamente.

Nenhum comentário: