19.3.03

Vamos subir o morro da fama?



O assunto do dia é a loira pelada do BBB. Pois é, tem gente que se presta a qualquer coisa para ter seus momentos de fama. Diz que a tal loira tem um grupinho musical e fez esta tonteira só para protestar contra a mídia.. Sem comentário, não é?
Passei o dia inteiro pensando numa classe social que a cada dia aumenta mais: Os alpinistas sociais
Puta racinha sem vergonha esta... Fazem tudo para aparecer e para estar na "moda", mas, na minha opinião, são pessoas fúteis e sem conteúdo algum. Ela existe em todas as áreas que inclua mídia, fama, riqueza e glamour. É muito fácil para estas criaturas, ficar do ladinho de alguém famoso e tentar aparecer. Eu fico com nojo deste tipo de coisa.
Eu pensei muito na minha profissão. Não sei se todos sabem, eu sou atriz e estou penando para conseguir algo na minha área. O mais revoltante é ver que muitas pessoas conseguem uma oportunidade, mas, nem imaginam quem foi Artraud ou Ibsen. Nem imaginam qual é a origem do teatro e como esta arte se desenvolveu. O que eles querem é ir para o Castelo de Caras!!
Eu chego a ficar desanimada e com vontade de jogar a toalha, principalmente quando descobri que Adriane Galisteu e Tiazinha são "atrizes profissionais". É triste ver o que fazem com as artes no Brasil.
Por coincidência, hoje eu li este texto (grande) no blog da Ruth e nele esta tudo que eu sempre quis dizer sobre a minha profissão. Talento? Para quê? O negócio é ser famoso!!
Que preguiiiçaaaa!! Quem sabe uma hora, este tipo de gente não desaparece.

O atorzinho ou Como ser um atorzinho na vida

Primeiro: Matricule-se num cursinho da moda. Vale tudo: interpretação pra tv com diretor famoso, técnicas psicobiofísicas do teatro contemporâneo, acrobacia aérea no teatro elisabetano e qualquer coisa que entre Nelson Rodrigues. O importante é ser cult e ser caro, muito caro.

Segundo: Frequente o Baixo Gávea, o Posto 9, Santa Teresa (morar lá então é o must), qualquer show de forró ou chorinho (que tá na modinha) e a Lapa dia de semana. Estar nestes lugares em dias e horas extravagantes é a grande dica.

Terceiro: Chegue sempre atrasado em qualquer compromisso. Diga que estava num ensaio e complete com frases do tipo: - Ai, minha vida está uma loucura...não tenho tido tempo pra nada!

Quarto: Tenha amigos em todo lugar. Talento não abre portas. Seja sempre conhecido de fulano, ex-namorado de sicrana ou sicrano, primo de beltrano ou cunhado da filha do irmão do padrinho de qualquer pessoa. Se for filho de alguém então, você está feito!

Quinto: Aceite qualquer trabalho para tirar o registro. Vale tudo: não importa o número de peças infantís retardadas que você fez, junte tudo num envelope bem bacana, anexe umas declarações de uns cursos que você nunca fez, mas conhece o cara que deu, e garanta o seu passaporte para o sucesso!

Sexto: Faça muito "Projeto Escola" canalha. Junte um grupinho e monte uma pecinha sobre drogas ou ensinando criança a escovar os dentes ou cuidar da mamãe natureza. Ganhe muito dinheiro com isto e diga a todos que você, pelo menos, tá fazendo teatro!!!

Sétimo: Guarde suas opiniões sempre para você (se é que você tem alguma). Ator tem que ser bonitinho, carismático, mudo, surdo, cego e burro.

Oitavo: Não fique indignado quando aparecer outros na sua frente iguais a você, tirando o seu espaço. Isto se chama inveja e é muito feio!

Nono: Idolatre tudo que estiver na mídia. E ponto.

Décimo: Faça o esforço que for para ser visto em estréias concorridas e diga que recebeu o convite da produção. Vá com uma roupa bem chamativa, mas mantenha um ar de despojado... Antes da peça começar, fale com todos os conhecidos que encontrar para denotar popularidade. Quando sentar na cadeira, estale o pescoço e gire os ombros. Ator vive se alongando!

Pronto. Você já é um ator! Todos já lhe notaram. Está preparado para ser um astro! Se Almodovar ainda não lhe colocou num filme, é porque não lhe conhece ainda!
Como quem é Almodovar??? Mulheres a beira de um ataque de nervos, Fale com ela...
Ah, deixa pra lá!!!

PS - Esse texto é do ator, diretor e professor de teatro, o IGO RIBEIRO. Eu roubei lá do Forum de Teatro, onde está rolando ainda aquela discussão sobre a profissão de ator. Não resistí. O texto do Igo é genial, muito bem sacado e com muito bom humor. Mas também é ácido e contundente, a marca inconfundível do Igo, que quando entra no forum arrasa numa boa ou detona geral. Adoro ele. É brilhante. E torço pela sua carreira.



ps. Este post não é direcionado a ninguém em especial. Eu só quero saber.. Onde está minha oportunidade como atriz??

Nenhum comentário: